sexta-feira, 11 de abril de 2008

Animais que sobrevivem ou não sem os pais



Entre as várias formas de vida que existem na natureza, há animais capazes de sobreviver sózinhos desde o momento em que nascem. Isto acontece em geral entre muitas espécies de insectos, peixes, batráquios, répteis, etc.
Entretanto, existem outros animais que não são capazes de sobreviver sem o cuidado dos seus pais, como é o caso das aves e dos mamíferos em geral. Assim sendo, percebemos que estes animais de sangue quente não podem completar o seu desenvolvimento e crescimento sem o cuidado dos pais.
Isto acontece porque os filhotes não só necessitam de ser alimentados e limpos, mas também devem ser mantidos longe dos predadores e dos outros perigos.
Quando na natureza, mamíferos e aves recém-nascidos são separados dos pais, a morte é quase que certa.
Vale a pena destacar que geralmente, quanto mais inteligente e evoluído for o animal, mais cuidados ele precisa durante o seu desenvolvimento. Os seus sistemas nervosos são formados de tal maneira, que através do contacto com seus pais, os animais aprendem como se devem comportar na relação com os outros animais da sua própria espécie e o que devem fazer para sobreviver.
Felizmente, em regiões diferentes do mundo, existem pessoas e organizações que, transformadas em pais adoptivos de animais abandonados ou órfãos, se dedicam a cuidar deles. Desta maneira, colaboram com o seu esforço para reabilitar os animais pequeninos, ajudando na conservação da vida e também das espécies que se encontram ameaçadas de extinção.
David - 6º ano

1 comentário:

Academia Luísa Todi disse...

Muito fixe... como sempre...
Beatriz Uva 6ºano