quinta-feira, 10 de abril de 2008

Lírios aquáticos


Foi comprovada a eficácia do cultivo de lírios aquáticos para a limpeza da água. Com um custo menor do que a purificação com substâncias químicas, estes lírios da água (Eichornia crassipes) conseguem filtrar águas contaminadas mediante a sua enorme capacidade de absorção dos contaminantes o que lhe permite purificar a água tirando dela o chumbo, mercúrio, detergentes e outras substâncias, e mesmo os hidrocarbonetos.
Apesar de sua principal vantagem como instrumento de descontaminação consista em que se reproduza rapidamente, têm pouco tolerância ao clima frio, e este tratamento teria maior eficácia em sítios com clima quente ou moderado. A utilização deste sistema não está suficientemente apoiado.
Graças ao aumento dos estudos sobre ecossistemas hoje, há uma idéia melhor sobre quais são os fenómenos prejudiciais para os rios e mares. Conseguir reduzir ao mínimo a contaminação da água, significa trabalhar mais contra a destruição dos processos ecológicos que nela se manifestam.
Voltar a viver num planeta onde a água seja pura e se possa beber sem medo de adoecer, é possível, através de campanhas muito grandes de educação ecológica.
Enquanto procuramos uma solução, as massas populares e alguns glaciais são as últimas reservas de água sem vestígios de contaminação no Planeta Terra.


David - 6º Ano

1 comentário:

Academia Luísa Todi disse...

Fixe...
parabéns...
Beatriz Uva 6ºano