sábado, 3 de maio de 2008

O QUE É E COMO SE FORMA A AREIA MOVEDIÇA


Quantas vezes vocês já assistiram a um filme em que o herói é engolido por um buraco com areia movediça e acaba por salvar-se no último minuto ao agarrar um ramo de árvore que está próximo (que apareceu ali de forma mágica) e conseguir salvar-se? Se acreditássemos no que vemos nos filmes, acharíamos que a areia movediça consegue sugar-nos para um poço sem fundo, de onde nunca mais podemos sair. Mas não acredites nisso: a areia movediça não é como mostram nos filmes.
Na areia movediça, quanto mais lutamos, mais nos afundamos. Mas como o nosso corpo é menos denso do que ela, basta relaxar para conseguirmos flutuar .
A verdade é que a areia movediça não é aquela temível força da natureza que vemos no cinema: se quiseres mesmo saber a verdade, ela raramente tem mais de um metro de profundidade. E o interessante é que a areia movediça pode aparecer em quase todo os lugares, desde que as condições certas estejam presentes:
- Nas margens dos rios, nas praias, nas margens dos lagos, perto de fontes subterrâneas e nos pântanos.
A areia movediça não é mais do que areia normal tão saturada com água que o atrito entre as partículas de areia se reduz, resultando numa mistura mole de água e areia incapaz de aguentar qualquer peso.
Por isso, se pisares areia movediça, ela não vai engolir-te (mas os teus movimentos, realmente, vão fazer que te afundes mais). O segredo é não entrar em pânico.
A maioria das pessoas que se afundam na areia movediça ou em qualquer outro tipo de líquido é formada por aquelas que entram em pânico e começam a debaterem-se.
Seria possível afogarmo-nos na areia movediça se caísses de cabeça e não conseguisses voltares-te e colocares a cabeça acima da superfície, mas é raro a areia movediça ser tão funda como isso. O mais provável é que, se caires, flutues de volta à superfície. No entanto, a relação da areia para a água pode variar e fazer que em alguns poços de areia movediça seja mais fácil flutuar do que noutros outros.
No entanto , não te esqueças: o segredo é não fazeres muitos movimentos e não entrares em pânico.


David - 6º Ano


2 comentários:

Academia Luísa Todi disse...

Está super louco parabens DAVID.
CONTINUA ASSIM.

Leonor 5ºano

Academia Luísa Todi disse...

Está super fixe...
Parabéns!!!...
Beatriz Uva 6ºano