domingo, 20 de abril de 2008

A HISTÓRIA DO BÉBÉ DENTRO DA BARRIGA DA MÃE


Quando a minha mãe estava grávida da minha irmâ, lembro-me de ver as ecografias que fazia e da minha mãe me explicar o que a Sofia já tinha crescido e o que já tinha a mais no seu corpinho. Foi muito giro e o meu entusiasmo era tanto que, uma vez, até trouxe uma ecografia de outra Senhora em vez de trazer a da minha mãe. Lembro-me de ter assistido à primeira ecografia (para mim, na altura, fotografia) em que a médica e a minha mãe me diziam que lá estava a Sofia mas em que eu não via nada!

Espero que gostem!


O primeiro trimestre da gravidez é o período mais emocionante da vida de uma pessoa. De um simples ovo ou zigoto, através da subdivisão celular, começa formar-se o complexo organismo de um ser humano completo, ainda que pequenino.
No primeiro mês da gravidez, o bébé mede só um centímetro de comprimento, mas já se começou a formar o coração, e observa-se uma espécie de cordão que dará origem ao cérebro e à medula. No segundo mês o coração já se divide em duas cavidades e começa a bater. A formação do cérebro continua e os órgãos dos sentidos começam formar-se: já existem dois pontos na cabeça, que serão os olhos. Lentamente crescem os braços e as pernas e os ossos, que ainda são cartilaginosos. Agora é a vez do ouvido e logo a seguir as vias urinárias e a formação dos órgãos sexuais, da menina ou menino. Com seis centímetros de comprimento, o bébé adquire a forma humana. No terceiro mês do primeiro trimestre os vasos sangüíneos formam-se, além dos intestinos e do fígado.
No segundo trimestre completa-se a formação dos pés, mãos e dedos com unhas. Ele já tem o reflexo da sucção que lhe possibilitará a alimentação fora da barriga da mãe. A mãe começa a sentir o bebé, porque ele começa a mover-se de forma brusca. Esta é a altura em que começam a aparecer os pormenores: pestanas, sobrancelhas, impressões digitais. Às 22 semanas já mede entre 17 e 23 cm e pode alcançar as 600 gramas de peso. O médico já pode ouvir o coração. Os seus dentinhos já se calcificaram e os pulmões cresceram, mas ainda estão imaturos.
No terceiro trimestre o crescimento completa-se e o bebé jse mexe muito. Já abre os olhos e fabrica urina. Já percebe os sons e a luz que vem do exterior. Mas ainda não respira sozinho, e esta é sua maior debilidade, até expelir uma substância chamada surfactante que permitirá que os seus alvéolos não colapsem. Quanto mais perto do final da gravidez, mais maduros serão os seus pulmões. Na semana 35 ele pesa aproximadamente dois quilos e meio e ainda poderá ganhar mais peso até o momento do parto. Se tudo estiver bem, na semana 40 ele nasce.


David - 6º Ano

5 comentários:

Academia Luísa Todi disse...

Muito fixe...parabéns...
Beatriz Uva 6ºano

Academia Luísa Todi disse...

Está um espetáculo! Está mesmo cool e intressante.

Mariana Mourão 6ºano

os exploradores@gmail.com disse...

parabens


anginha

Academia Luísa Todi disse...

Adorei David, estás sempre a surpreender-me. A tua mensagem é bastante educativa e fala também da tua experiência pessoal. Continua!

Hermínia Nunes

Academia Luísa Todi disse...

muitos parabens david, esta muito bom!!!!


maria 6ºano