quarta-feira, 19 de março de 2008

Projecto do Genoma Humano


Nestes últimos tempos tem-se falado muito do chamado Projeto do Genoma Humano. Afinal de contas, é a descoberta mais recente e uma das mais importantes da ciência e,vai ser de certeza, uma revolução para a medicina.


Só para se ter uma idéia, o presidente dos Estados Unidos disse que só a possibilidade de se poder fazer o mapa do genoma humano seria como aprender a linguagem com que Deus criou a vida. Exagero? Pode ser, mas foi um trabalho que durou dez anos, custou cerca de 3 bilhões de dólares e teve a participação de aproximadamente 1.000 cientistas de 20 países, além da empresa norte-americana Celera Genomics.


É um marco na história da ciência e, os benefícios que vai trazer para a vida do homem serão muitos. Mesmo que ainda demore muitos anos.


Mas o que é afinal o genoma humano? Para entendermos o que é, vamos ter de perceber primeiro o que é o DNA.


Todo o ser vivo, seja o homem ou uma planta, é formado por células, e praticamente todas as células têm um centro de controle chamado núcleo. Dentro dele, está a receita dos seres vivos, que são as longas moléculas de ácido desoxirribonucléico (que palavrão!), o DNA (da sigla em inglês).


Vamos ver um exemplo: o pão é composto de vários ingredientes. Para que ele seja feito, é preciso seguir uma receita. O mesmo acontece com o nosso corpo. O DNA, que fica no núcleo das células, é a nossa receita química. É ele que diz como são as nossas características (altura, cor dos olhos, tipo de cabelo, etc.). Essa receita, em vez de ser escrita, tem a forma de um código - o código genético.


Numa célula humana, esse código contém de 50.000 a 100.000 "ingredientes" que formam a receita.


Esses ingredientes são os genes, e cada um traz uma informação e controla uma característica diferente no nosso corpo. São eles que transmitem as características de geração a geração. Esse conjunto de genes é o genoma.


Cada molécula de DNA tem a forma de uma hélice dupla (como se fosse uma escada em caracol), e os genes ficam ali encaracolados. Se o DNA fosse retirado da célula e desenrolado, formaria uma fita de quase 2 metros de comprimento. Quem descobriu a estrutura final do DNA foram dois cientistas: o geneticista americano James Watson e o biofísico inglês Francis Crick.


Com esta revolucionária descoberta da descoberta do funcionamento do DNA (como as informações contidas nos genes são duplicadas e transmitidas para outras gerações), os cientistas conseguiram fazer experiências que nunca poderiam imaginar: transferir genes de um organismo para outro e criar novas espécies vivas.


Em 1990, os cientistas iniciaram uma missão quase impossível: o Projeto Genoma Humano. O objetivo dessa missão era sequenciar o DNA do homem. Por outras palavras, desenrolar a escada em caracol onde estão todas as informações necessárias para formar um ser humano.


A primeira parte dessa grande aventura está terminada. O próximo passo é o mais difícil: entender como funciona toda a sequência de genes.
David - 6º Ano

2 comentários:

Academia Luísa Todi disse...

Está bué fixe!!!!!!!!!
Parabéns!!!!!!
=) :) Beatriz Uva 6ºano

Academia Luísa Todi disse...

O Projecto do Genoma Humano é de facto a maior revolução da Ciência dos últimos tempos. Este vai permitir decifrar o código mais complexo e importante para todos nós. A partir desta descoberta a ciência poderá responder a muitas questões em aberto.
Continua, David!

Hermínia Nunes