quinta-feira, 20 de março de 2008

PEIXE-BOI



Mesmo com "peixe" no nome, ele é um mamífero. É um bicho grande, de corpo arredondado e liso, parecido com uma foca, que vive na água. Por isso a confusão entre peixe (porque vive na água) e boi (porque é um mamífero).
Em vez de patas ou garras, como a maioria dos mamíferos, o peixe-boi possui barbatanas, como um peixe. Mas só na parte da frente do corpo, pois não possui membros posteriores. O seu rabo também é achatado e largo como de um peixe. A fêmea do peixe-boi é conhecida como peixe-mulher.
Para confundir ainda mais as coisas, o peixe-boi tem dentes: são apenas dentes molares, normalmente seis em cima e seis embaixo. O peixe-boi vive tanto em águas salgadas quanto em águas doces. Algumas espécies vivem perto dos Estados Unidos, do México e dos mares das Caraíbas e outras, vivem no litoral da África.
Comem plantinhas e gramíneas e podem chegar a 4 metros de comprimento e pesar até 600 kg. Se o peixe-boi de água doce já corre perigo, o seu irmão que vive no mar é o mamífero marinho mais ameaçado de extinção. Existem apenas cerca de 400.

No século 19, o peixe-boi marinho existia aos milhares, mas a caça indiscriminada para aproveitar o óleo, a carne e o couro resistente começou a por a espécie em perigo.

Manso e dócil, ele é uma presa fácil. Como a fêmea do peixe-boi tem apenas um filho a cada três anos, é cada vez mais difícil para essa espécie tão interessante sobreviver ao homem.
David - 6º Ano

1 comentário:

Academia Luísa Todi disse...

Nunca tinha ouvido falar deste peixe, mas que é esquicito lá isso é que é!1..
Parabéns, está bué interessante!..
Beatriz Uva 6ºano =)