domingo, 9 de março de 2008

O que são os sirénios?



Os sirénios são mamíferos que vivem permanentemente dentro de água, encontrando-se perfeitamente adaptados às exigências deste meio. O seu corpo gordo, ar pachorrento e focinho carnudo, dão-lhe um aspecto curioso e característico que levou a que fossem também conhecidas por Vacas-Marinhas.
Podem atingir dimensões consideráveis e a sua forma assemelha-se à dos cetáceos. Os membros posteriores desapareceram e os dianteiros encontram-se transformados em barbatanas adaptadas à natação. No entanto, enquanto os cetáceos têm os ossos leves e esponjosos, os sirénios apresentam o esqueleto denso e sólido.
Os pêlos que rodeiam a boca destes animais têm uma função táctil, assumindo um papel importante na orientação do animal, particularmente nas águas turvas onde se encontram frequentemente.
Os sirénios são herbívoros, alimentando-se de uma grande variedade de algas marinhas e plantas aquáticas, submersas e flutuantes, como os jacintos de água.
Reproduzem-se lentamente, dando à luz uma cria aproximadamente de 3 em 3 anos, factor que os torna muito vulneráveis às ameaças ambientais. A gestação dura aproximadamente um ano, podendo ir até aos 14 meses. O nascimento ocorre em águas pouco profundas, permitindo à cria nadar rapidamente até à superfície para respirar pela primeira vez. Os bebés acompanham a mãe durante mais de 1 ano, enquanto vão crescendo. Mamam debaixo de água, colocando-se em posição invertida, embora também possam começar a comer vegetação aquática desde cerca dos 3 meses.
Existem duas famílias de sirénios, que se distinguem facilmente, entre outras razões, por apresentarem formatos diferentes de cauda:
Manatins
Vivem em rios e estuários, raramente penetrando no mar alto. São excelentes nadadores, capazes de mergulharem e ficarem submersos durante mais de 15 minutos. Os machos adultos viajam bastante e reúnem-se por vezes em grupos numerosos, em volta das fêmeas prontas a acasalar.Encontram-se nas águas temperadas do Oceano Atlântico e nas zonas costeiras da América e África. São bastante maiores que os dugongos, chegando a atingir 5 metros de comprimento e um peso de 1600 Kg.
Dugongos
São exclusivamente marinhos, encontrando-se no Mar Vermelho, Oceano Índico e nas águas costeiras no Norte da Austrália. São muito sociáveis, viajando aos pares ou em pequenos grupos, procurando águas de temperatura amena e com abundância de alimento.Podem atingir 3,5 metros de comprimento e 400 kg de peso.


David - 6º Ano

2 comentários:

Academia Luísa Todi disse...

parabens david esta um optomo texto!!!
maria 6ºano

Academia Luísa Todi disse...

Está muito interessante!
Continua assim!!!....:) =)
Beatriz Uva 6ºano