terça-feira, 25 de março de 2008

Já percebi porque é que a minha mãe é fumadora!!!!!!!!!!


Nunca consegui perceber a razão pela qual as pessoas fumam. Infelizmente, a minha mãe ainda não deixou de fumar (mas ainda tenho esperança!!!). Explica-me várias vezes que fumar faz muito mal, que o grande problema é começar a fumar, etc, etc, etc.

Hoje, descobri esta notícia saída no dia 25 deste mês. É muito interessante.



Estudo coordenado por portuguesa pode acabar com o tabagismo

A neurocientista portuguesa Ana Damásio coordenou um estudo realizado por uma equipa de cientistas norte-americanos que identificou a zona do cérebro responsável pela dependência da nicotina.
Uma equipa de neurocientistas da Universidade do Sul da Califórnia, coordenada pela portuguesa radicada nos EUA há vários anos Ana Damásio, descobriu que o vício do tabaco está relacionado com uma zona específica do cérebro denominada ínsula.Os investigadores chegaram a esta conclusão após analisarem 69 antigos fumadores que deixaram de sentir necessidade de fumar após terem sofrido lesões na ínsula.A pesquisa foi despoletada pelo caso de um homem de 38 anos que fumava dois maços por dia, que perdeu a vontade de fumar após ter sofrido um Acidente Vascular Cerebral (AVC) que lhe danificou aquela região cerebral.A ínsula é um zona saliente do cérebro, do tamanho de uma moeda, que recebe informações de outras partes do corpo, e acredita-se que esteja ligada a sensações como a fome e a dor, e à necessidade de fumar ou consumir drogas.Apesar de não estar previsto para breve nenhum fármaco anti-tabágico que aja directamente sobre a ínsula, esta descoberta pode contribuir para combater a dependência da nicotina futuramente.
Mãe, esta é para ti: DEIXA DE FUMAR, POR FAVOR!!!
David - 6º Ano

6 comentários:

Academia Luísa Todi disse...

parabens o teu texto esta optimo!!
e acho que todas as pessoas que fuma deviam para de fumar, porque alem de ter um cheiro horrivel é tambem uma das consequencias de morte, oiu de doenças muito graves!!!
infelizmente a minha mãe ainda fuma. peço que por favor todas as pessoas que fumam parem de fumar!!!

maria 6ºano

Teresa disse...

Já percebi que este recado foi para mim!!!
Ainda bem que tens a noção dos malefícios do tabaco (e os teus amigos (as) também. A prevenção é importantíssima, sobretudo desde a mais tenra infância.E, já agora, é verdade o que digo muitas vezes: no começar a fumar começa o problema porque, depois, é muito difícil parar.
Parabéns para todos vocês (incluindo a Senhora Profª Hermínia)que contribuem para que este Blog esteja tão interessante e, continuem a aproveitar, para dar estes "recados" aos pais, porque, também nós, às vezes, nos portamos mal.PARABÉNS a todos.
Teresa Lapa

cr disse...

a min ha mae tambem fuma e eu acho isso horrivel.
pode ter duenças graves ou ate morrer.
catarina 5ºano

Academia Luísa Todi disse...

Felizmente os meus pais não fumam, nem ninguém da minha família.
Sei que as pessoas não vão deixar de fumar só por lerem esta mensagem, e está lá a dizer porquê. Mas pelo menos era bom que percebessem o mal que estão a fazer a elas próprias, e começassem a ter alguma iniciativa em deixar de fumar, pois há doenças muito graves que podem não conseguir curar-se, graças ao tabaco.
Este jogo (=vida) não é como os outros, só existe uma vida, não acabe com ela. Deixe de fumar!!


Mariana Mourão 6ºano

Academia Luísa Todi disse...

Parabens, está muito giro!...
Mas infelizmente o meu pai e a minha mãe fumam... mas têm de deixar de fumar... porque isso prejudica as suas saúdes e as dos que os rodeiam!!!!!....
Beatriz Uva 6ºano

Academia Luísa Todi disse...

eu gosto muito deste texto, e infelizmente o meu pai fuma mas a minha mãe não,até porque ela teve um problema enquanto o fez.
FUMAR MATA!!!!!!!!!!!!!!!