sexta-feira, 7 de março de 2008

Golfinhos cor-de-rosa




Já ouviste falar em golfinhos cor-de-rosa? Mas existem e, ao contrário dos cinzentos , os botos vivem nos rios.
Os botos são golfinhos de água doce. Mas não são todos cinzentos como os que existem no mar. Existem botos pretos, acinzentados ou avermelhados, como o boto cor-de-rosa.
De resto, os botos são iguaizinhos aos outros golfinhos! Também são mamíferos e por isso se adaptaram tão bem à água doce.
O boto cor-de-rosa existe apenas nos rios da América do Sul, principalmente na zona da Amazónia brasileira e do rio Orenoco na Venezuela.
Existem muitas lendas nas tribos amazónicas sobre o boto.
Conta a lenda que, com o cair da noite, o boto cor-de-rosa se transforma num lindo homem branco e sai das águas para namorar com as mulheres que vão às festas junto ao rio.
Bonito, o boto dança e enfeitiça as mulheres, voltando ao rio já de madrugada, para voltar a ser um golfinho.


Pode parecer muito bonito imaginar um golfinho cor-de-rosa, mas o boto não é tal e qual os golfinhos que estamos habituados a ver.
O "bico" do boto é mais comprido e tem pêlos na parte de cima. Tem olhos muito pequeninos que não vêem lá muito bem. É que as águas dos rios da Amazónia são escuras e cheias de lama.
Mas claro, tal como os outros golfinhos do mar, os botos usam os ultra-sons, ou seja, emitem uns ruídos finos e, quando chegam a um obstáculo, os animais prestam atenção ao eco dos sons na água.
Ao contrário dos outros golfinhos, que vivem em grandes bandos, os botos são animais solitários e, raramente, são visto em grandes grupos.
Os machos e as fêmeas encontram-se uma vez por ano para acasalar. A gestação dura entre 10 e 12 meses e da gravidez nasce apenas uma cria (tal e qual como os Homens, mas a do boto já nasce com sete quilos).
Normalmente, os botos nadam muito devagar mas, se for necessário, conseguem nadar a 23 km/h.


Por ser um animal curioso, o boto é muito amistoso em relação ao Homem e contam-se muitas histórias de salvamentos de naufrágios do rio, feitos por estes golfinhos.
Infelizmente, o boto cor-de-rosa está em perigo de extinção. E adivinha quem é a sua maior ameaça? Acertaste: o Homem.
A sua carne e a sua pele são muito preciosos na região da Amazónia, onde eles continuam a ser caçados, apesar das leis o proibirem.
David - 6º Ano

4 comentários:

Academia Luísa Todi disse...

A tua informação está bué interessante!...
Parabáns!!!!!!:)
Beatriz Uva 6ºano

Academia Luísa Todi disse...

Adorei!!!!!!!!!
Está muito interessante. É que eu nemsabia que esse "bicho" existia.=)

Rita Sousa 6ºAno

Academia Luísa Todi disse...

Está bue fixe David, é uma coisa boa para eu raber já que o meu animal favorito é o golfinho...~

Matilde 6º ano

Academia Luísa Todi disse...

Achei esta mensagem fantástica, pois não conhecia esta lenda. Tu envias sempre mensagens bastante originais. Parabéns!

Hermínia Nunes