sexta-feira, 7 de março de 2008

CROCDILOS

CROCODILOS




Sabias que jacarés e crocodilos não mastigam suas presas?Apesar da queixada poderosa, e de toda aquela dentadura aparentemente afiada, jacarés e crocodilos não podem morder ou mastigar. Arrancam a carne das presas aos pedaços e os engolem por inteiro. É a razão pela qual ficam entorpecidos e indefesos durante largo tempo, até que o estômago tenha conseguido digerir a refeição.
Crocodilo barrigudo?Todo mundo sabe o que acontece quando nós, seres humanos, comemos demais. O excesso de alimento é armazenado em forma de gordura para ser absorvido caso ocorra uma daquelas "épocas de vacas magras". Processo semelhante acontece no resto da natureza, como, por exemplo, com o crocodilo. O curioso em relação ao temido réptil é o local onde ele mantém suas gordurinhas. O excesso alimentar ingerido pelo animal vai direto para sua cauda, armazenando comida o suficiente para
De onde vem a expressão "lágrimas de crocodilo"?Quando os crocodilos comem uma presa, eles a engolem sem mastigar. Para isso, abrem a boca de tal forma que ela comprime a glândula lacrimal, localizada na base da órbita, o que faz com que os répteis lacrimejem. A partir dessa observação, passou-se a dizer que as pessoas que choram sem razão, ou por fingimento, derramam lágrimas de crocodilo.
Quais são as diferenças entre o crocodilo e o jacaré?Crocodilos e jacarés são parentes muito próximos. As diferenças entre eles chamam menos atenção que a dos camelos e dromedários. Os crocodilos são mais ativos e ferozes que jacarés. O focinho é mais estreito. Quando fecham a boca, o quarto dente de cada lado da mandíbula fica de fora.



MARIA
6ºANO

3 comentários:

Academia Luísa Todi disse...

Boa! Nunca tinha percebido de onde vinha a expressão "lágrimas de crocodilo". Já percebi!
David - 6º Ano

Academia Luísa Todi disse...

Adorei, apesar de já saber!!....
Prabéns!!!...:)
Beatriz Uva 6ºano

Academia Luísa Todi disse...

Esta mensagem está fantástica. Adorei as curiosidades sobre os crocodilos e jacarés. Espero que as pessoas possam aprender cada vez mais com as vossas mensagens.
Parabéns!

Hermínia Nunes