domingo, 23 de março de 2008

COMO É A RECICLAGEM NO FUNDO DOS OCEANOS?



Actualmente, o Homem produz em todo o mundo cerca de 400 milhões de toneladas de lixo por ano!Para termos uma ideia, cada um de nós produz em média um quilo de lixo por dia!
O lixo é o maior causador da degradação do meio ambiente. Quando esse lixo é depositado no mar, as consequências são ainda mais graves.
Quando deitamos qualquer coisa no mar, não temos noção de como o poluímos. E não estamos a falar da poluição marítima industrial, estamos também a falar de deitar coisas no mar.
Quando se deita uma garrafa de plástico, uma embalagem, um saco de plástico, restos de redes de pesca, lixo vário, etc. pensa-se que o mar é tão grande que destrói tudo. E não é bem assim...
Por exemplo, quando os animais marinhos (uma tartaruga, por exemplo) tentam comer um bocado de plástico pensando que é comida, morrem asfixiadas porque não conseguem nem engolir nem deitar fora. Quando encontram um pedaço de metal, como uma lata, podem cortar-se e fazer feridas graves.
Quando se vai à praia e se deixa lá o lixo, ele acaba por ir parar ao mar com a subida da maré. Mesmo que não flutue e vá parar ao fundo, prejudica sempre o Ambiente.
No entanto, há alguns tipos de lixo que podem servir para ajudar o meio ambiente.
Como?
Por vezes a acção do Homem e da própria Natureza destrói o meio ambiente e os ecossistemas perdem o seu equilíbrio.
Para voltar a equilibrar os ecossistemas tanto a Natureza como o próprio Homem descobriram formas originais de utilizar o lixo.
Por exemplo, quando um navio naufraga, a Natureza cresce e estabelece-se à sua volta. Encontram-se muitas vezes peixes, crustáceos e outros habitantes marinhos a morar em num navio ou polvos escondidos nos seus buracos, enquanto os destroços se degradam.
Por vezes até nascem recifes de coral agarrados aos cascos dos navios, o que dá origem ao crescimento de um novo ecossistema!
A sul dos EUA, uma baía inteira, que já estava praticamente sem vida aquática devido à destruição do meio ambiente, foi recuperada quando se lançaram para o mar, de propósito, centenas de pneus presos uns aos outros (depois de se terem eliminado as fontes de poluição).
Esses pneus formaram "habitações" para animais aquáticos e, em pouco tempo, a vida voltou a esse local cheia de força!

David - 6º Ano



4 comentários:

Academia Luísa Todi disse...

está bue curtido.

Parabens e continua a publicar coisa fixes como essa para o nosso blog.

LEONOR 5º ANO

Academia Luísa Todi disse...

parabens david, continua assim!!!

maria 6ºano

Academia Luísa Todi disse...

Muito bem David! Adoro todas as tuas mensagens, são sempre muito intressantes e ao mesmo tempo têm uma "pitada" de emoção. Continua a publicá-las.

Mariana Mourão 6ºano

Academia Luísa Todi disse...

Está muito giro!...
Beatriz Uva 6ºano