sábado, 29 de março de 2008

CLONAGEM


Em 1997, um cientista escocês chamado Ian Wilmut fez a clonagem de uma ovelha.
A partir de uma célula da ovelha adulta, fez uma outra fémea igualzinha: a famosa Dolly.
Wilmut pegou num óvulo (a célula reprodutiva feminina) de uma ovelha e esvaziou o núcleo desse óvulo.
No lugar do material retirado, colocou os genes de uma célula de uma outra ovelha adulta. Esse óvulo ficou pronto, como um embrião, para crescer e nascer uma ovelha igualzinha áquela de onde foram retirados os genes. O embrião cresceu e nasceu a Dolly. Esta é um milagre da ciência, mas também a prova de que a clonagem a partir de uma célula adulta pode não ser boa idéia. Em 99, os cientistas perceberam que as células da Dolly sofriam de envelhecimento precoce. Em 2002, ficou com artrite (uma doença de ossos), apesar de ainda ser muito nova para isso. Finalmente, em Fevereiro de 2003, a Dolly teve que ser abatida, pois desenvolveu uma doença pulmonar, típica de ovelhas com o dobro da sua idade.
Os cientistas acreditam que a clonagem pode ser uma boa maneira de aperfeiçoar as criações de animais e também as plantações, contribuindo para fabricar mais e melhores alimentos.

E clonar pessoas? Será que é possível? Tudo indica que sim. Se os cientistas quiserem, eles podem fazer a mesma coisa: pegar nos genes de uma pessoa e colocar num óvulo de uma mulher. O óvulo com os genes pode então ser colocado no útero de uma mulher, que assim vai ficar grávida. Depois de nove meses, nasce um bebê com a mesma carga genética da pessoa que doou os genes. Isso quer dizer que quando o bebê crescer vai ser idêntico áquela pessoa.
Claro que isso não significa que o clone humano será como uma cópia fiel da pessoa que doou os genes. Seria como dois irmãos gémeos idênticos: eles parecem iguaizinhos, mas o tom da voz é diferente, os gostos e o maneira de ser de cada um variam.
Mas por enquanto a clonagem de pessoas está proibida. Os cientistas ainda precisam de estudar muito essas experiências para não ameaçar a vida de ninguém. Não sabemos sequer se um clone humano sobreviveria por muito tempo. As doenças e a morte da ovelha Dolly são uma prova de que a clonagem humana pode não ser muito vantajosa.
David - 6º Ano

3 comentários:

Academia Luísa Todi disse...

DAVID ESTÁ MUITO INTRESSANTE BOA!

PARABENS

Academia Luísa Todi disse...

parabens david

maria 6ºano

Academia Luísa Todi disse...

Está muito fixe.. Parabéns!...
Beatriz Uva 6ºano