sábado, 31 de maio de 2008

A Água na Natureza


· A água, na Natureza, encontra-se no estado sólido, líquido e gasoso.

· O ciclo da água é a circulação da água na Natureza.

· O poder de dissolução da água é a capacidade de conter substâncias que não se vêem.

· Solução é a mistura de soluto com solvente.

· Uma solução está saturada quando não tem a capacidade de dissolver mais soluto num determinado volume.
· Uma substância que se dissolve na água diz-se solúvel.

· As substâncias insolúveis não se dissolvem na água e podem encontrar-se em suspensão ou em depósito.

· A água é o maior solvente e é o constituinte básico de todos os seres vivos.

· A água, nos seres vivos, tem como função regular a temperatura, eliminar as substâncias tóxicas e servir de meio de transporte.


Trabalho realizado por:
Rita Neves, Margarida da Luz e Bárbara Parreira.

segunda-feira, 26 de maio de 2008

Comemoração do dia do Ambiente


No dia cinco de Junho - Dia do Ambiente, o 2º Ciclo irá dinamizar um conjunto de actividades direccionadas aos alunos do 1º Ciclo, com o objectivo de sensibilizar a escola para a problemática do ambiente, nomeadamente, a Conservação da Água.

Neste sentido, ao longo deste dia, os alunos do 5º ano e 6º ano de escolaridade vão desenvolver um trabalho colectivo e expor os trabalhos realizados sobre esta temática.
Espero que seja um dia inesquecível para todos!

Conto com a vossa participação.


Hermínia




domingo, 25 de maio de 2008

Por quanto tempo consegues sobreviver sem água?


Viver sem água é muito diferente de viver sem comida. Com temperaturas quentes, sem água, a desidratação pode aparecer dentro de uma hora. Por exemplo, um bebê trancado num carro quente ou alguém muito exposto ao calor, sem reabastecimento de fluidos, pode morrer num período de algumas horas.
Os seres humanos precisam de água para viver. Nós perdemos água através do suor, da urina, das fezes e até da respiração. Essa água precisa de ser substituída para que os órgãos continuem a funcionar normalmente. Sob o calor intenso, um adulto pode perder até 1,5 litro de água somente pelo suor. O risco principal da falta de água com muito calor é que a temperatura corporal continua a aumentar e podemos sofrer de superaquecimento. Beber água refresca e baixa a temperatura do corpo.
Com uma desidratação leve, podemos sentir:
- Falta de saliva
- Diminuição da freqüência de urina
- Diminuição da produção de urina
- Cor escura e odor forte na urina
Com uma desidratação moderada:
- Ainda menos urina
- Boca seca
- Olhos secos e fundos
- O batimento cardíaco acelerado
Com uma desidratação grave:
- Ausência de urina
- Letargia e irritabilidade
- Vómito e diarréia
A última etapa da desidratação é o choque, que é caracterizado por pele cinzenta-azulada e fria ao toque. A queda brusca na pressão arterial produz essa queda de temperatura da pele.

Mas, voltemos à pergunta inicial: por quanto tempo consegues ficar sem água? Partindo-se do princípio que estejas longe do clima quente e do frio e sem te expores muito, um ser humano consegue viver provavelmente durante cerca de 3 a 5 dias sem água. Seres humanos mais saudáveis conseguem sobreviver por mais um dia ou, talvez, mais tempo.
Mas isso não é para ser testado. Nunca deves ficar sem água por mais de um dia. Os médicos recomendam que bebas cerca de oito copos de água por dia, embora existam divergências sobre esse número. Alguns médicos afirmam que um pouco menos já é suficiente, enquanto outros dizem que o número deve ser de 10 copos ou mais.


David - 6º Ano

PENSEM NISTO!!!

David - 6º Ano

ALMÍSCAR E O HORROR QUE ESTÁ POR DETRÁS DESTE AROMA!


Perfume agradável, cheiroso mas, a sua origem é: sofrimento de animais!
NÃO USEM produtos que contenham ALMÍSCAR NATURAL!
Este simpático animal, o almiscareiro (Moschus moschiferus), mamífero da família dos cervídeos, originário da Ásia e da África, tem uma glândula no seu ventre que segrega uma substância odorífera denominada almíscar.
Recente Investigação da WSPA revela mais uma crueldade, parecida à dos ursos da China, para produzir perfumes à base de almíscar.
O animal capturado fica até 15 anos na mesma posição, sendo manipulado apenas para lhe retirarem o líquido que produz o perfume. Divulguem!!! Muitos usam perfumes ou outros produtos que contém essa substância sem saber a sua origem!! Não usem produtos que contenham almíscar natural!
David - 6º ano

sábado, 24 de maio de 2008

Reprodução das plantas...


Todo organismo precisa se reproduzir, caso contrário, haveria o desaparecimento de muitas espécies de organismos, e a vida na Terra estaria seriamente comprometida.
No nosso planeta há uma grande variedade de organismos vivos, estas diferentes espécies de vida são dependentes uma das outras não só para garantir sua continuidade, como também, o equilíbrio do
ecossistema.Antes de falarmos sobre a reprodução das plantas, é importante lembrarmos como ocorre a reprodução celular, neste caso, lembraremos rapidamente da meiose.Partindo do princípio que a palavra reprodução significa a formação de novos indivíduos a partir de um único indivíduo (reprodução assexuada) ou formação de novos indivíduos da mesma espécie através da fusão de dois gametas (reprodução sexuada), lembremos o que ocorre com as células.Na reprodução assexuada uma única célula se divide para formar duas células idênticas (células filhas). Já na reprodução sexuada, duas células se unirão e cada uma fornecerá metade de seu DNA para formar uma nova célula. No caso das plantas mais desenvolvidas, a reprodução sexuada ocorrerá mais freqüentemente. Esses tipos de plantas possuem seu próprio sistema de reprodução sexuada, sendo que alguns deles são bastante complexos. Por exemplo, as plantas que produzem flores são dependentes de insetos e alguns tipos de animais para sua reprodução, pois, com a ajuda destes seres, os polens são transportados de uma flor a outra, garantindo assim, sua reprodução através da polinização.


Beatriz Uva 6ºano

Reproduç

segunda-feira, 19 de maio de 2008

Escaravelho rola-bosta



O rola-bosta ou vira-bosta é um tipo de escaravelho que coleta e transporta, rolando para trás, utilizando as pernas trazeiras, excremento coletado e posto em forma de bola, numa quantidade mais-ou-menos proporcional ao tamanho de seu próprio corpo, motivado pela própria reprodução biológica.

catarina 5ºano

sexta-feira, 16 de maio de 2008

Primatas Impressionantes



O uso de primatas nas pesquisas médicas é conhecido. Os primatas de cativeiros já foram usados de formas surpreendentes e as descobertas e resultados foram extraordinários.
Os Macacos-prego já foram treinados para ajudarem tetraplégicos a fazer coisas rotineiras: pentear o cabelo; ligar e desligar luzes; abrir portas; fazer o trabalho doméstico e servir comida.
Se não fosse pelas macacas, ninguém receberia hoje uma transfusão de sangue. Os testes na Macaca Mullata resultaram na descoberta do fator Rh (rhesus), em 1940.
Os nossos parentes mais próximos, os chimpanzés, demonstraram um nível de inteligência igual ao de uma criança de três anos de idade. Numa experiência com ameixas, os chimpanzés enganavam-se entre si. Chamavam os outros se encontrassem grandes quantidades de ameixas mas, se percebessem que não havia comida suficiente para compartilhar, não chamavam ninguém. Através dessa experiência, foi possível demonstrar que os chimpanzés podem perceber o que os outros pensam e sentem.
Os chimpanzés também demonstraram que a vaidade e a nova tecnologia não são apenas para o Homem. Perguntaram a Washoe, uma fémea chimpanzé, que tinha aprendido a linguagem dos sinais, quem era que estava à frente do espelho, e ela respondeu: “Eu, Washoe". Lana, outro chimpanzé, provou ser o primeiro chimpanzé especialista em computadores tendo aprendido 120 palavras no teclado, o que lhe permitia pedir uma chávena de café de 23 formas diferentes.
David - 6º ano

domingo, 11 de maio de 2008

O QUE É O EFEITO ESTUFA


É o aquecimento da Terra devido à poluição do ar pela concentração de gás carbônico na atmosfera.
Os raios de sol conseguem atravessar essa barreira até a superfície terrestre. Parte dos raios é absorvida e a outra parte é irradiada em forma de calor, que não consegue sair para a atmosfera devido à barreira de gás carbônico, causando o aumento da temperatura.
David - 6º Ano
O comentário que foi posto na minha última mensagem fez-me pensar que, se calhar, a pessoa que o colocou tinha razão e que não pensei nessa possibilidade. Por isso, eu próprio eliminei o comentário.
Só é pena que, quem fez o comentário, não o tenha assinado porque acho que devemos assumir as nossas opiniões (que, neste caso, até me pareceu certa) e, também penso que, não é preciso insultar ninguém (mas também parece que isso parece normal a muita gente). Se calhar é por isso, que algumas pessoas que aqui escreviam bastante se foram afastanto deste blog.
Já agora, para quem o escreveu, "não tem nada a ver" é complectamente diferente de "não tem nada a haver"!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
David - 6º Ano

segunda-feira, 5 de maio de 2008

Vídeos sobre a reprodução

Os vídeos sobre a reprodução estão um espectáculo!!! Adorei vê-los!
Parabéns pela escolha, Professora Hermínia!
David - 6º Ano

domingo, 4 de maio de 2008

Tudo o que deve saber sobre crocodilos...


Os crocodilos são os maiores répteis vivos do planeta e são umas criaturas muito perigosas. Nos rios tropicais, vivem vários tipos diferentes de crocodilos.

Os deste deserto são crocodilos do Nilo, em África.

Alimentam-se fundamentalmente de peixe, mas os de maiores dimensões capturam antílopes e zebras que se aproximam dos rios para beber. As suas longas mandípulas, armadas com 66 dentes, fazem rapidamente as suas vítimas em pedaços.


Dados:

- Podem medir até 6 metros de comprimento.

Alguns podem viver mais de 100 anos.

- São os parentes mais próximos, vivos, dos grandes dinossauros que vagueavam pela Terra há milhões de anos.


Frases curiosas:

- Os crocodilos passam grande parte do tempo a apanhar sol. Se têmdemasiado calor, põem-se à sombra ou deslizam para dentro de água.

- Quando estão a flutuar na água, os crocodilos mantêm os olhos e as fossas nasais fora de água, de tal modo que podem ver e cheirar.

- Normalmente, arrastam-se sobre o ventre, mas também pode erguer-se nas patas para caminhar.

- Algumas tarambolas introduzem-se na sua boca para comerem as sanguessugas que lhe chupam o sangue. O crocodilo não lhes faz mal.


Sabias?

Põem ovos com um aspecto coriáceo. As crias recém-nascidas medem cerca de 30cm de comprimento e a fêmea transporta-as para ul local seguro. As crias vivem em terra firme e comem rãs e insectos. Posteriormente, irão para a água e alimentar-se-ão de peixes.


Sobrevivência

Os sapatos e malas de pele de crocodilo tornaram-se muito populares há cerca de 100 anos e, por isso, foram capturados tantos crocodilos que desapareceram de muitas zonas. Actualmente, o comércio da sua pele está proibido, mas muitos ainda são capturados.


Beatriz Uva 6ºano




o esquilo


O esquilo é um mamífero roedor da família Sciuridae. No Brasil, o esquilo também é conhecido por serelepe, caxinguelê, caxinxe, catiaipé, quatimirim, quatipuru ou acutipuru. Os esquilos estão espalhados por quase todo o mundo, a maioria nas zonas de climas temperado ou tropical, mas também em algumas zonas de clima frio. Como todos os roedores, possui presas fortíssimas, com que roem sementes com facilidade, principalmente bolotas. O esquilo é um animal arborícola, vive nas copas das árvores, de onde saltam de um ramo para outro, seus saltos chegam a atingir até 5 metros de comprimento, sem temer a queda.
As
sementes são as principais fontes de alimentação, mas também consomem insetos e frutas. Quando coletam alimento, enterram algumas sementes que encontram, sendo que algumas chegam a germinar, como pinhões e coquinhos, acabando por plantar árvores como araucária e jerivá.

LEONOR 5ºANO

sábado, 3 de maio de 2008

O QUE É E COMO SE FORMA A AREIA MOVEDIÇA


Quantas vezes vocês já assistiram a um filme em que o herói é engolido por um buraco com areia movediça e acaba por salvar-se no último minuto ao agarrar um ramo de árvore que está próximo (que apareceu ali de forma mágica) e conseguir salvar-se? Se acreditássemos no que vemos nos filmes, acharíamos que a areia movediça consegue sugar-nos para um poço sem fundo, de onde nunca mais podemos sair. Mas não acredites nisso: a areia movediça não é como mostram nos filmes.
Na areia movediça, quanto mais lutamos, mais nos afundamos. Mas como o nosso corpo é menos denso do que ela, basta relaxar para conseguirmos flutuar .
A verdade é que a areia movediça não é aquela temível força da natureza que vemos no cinema: se quiseres mesmo saber a verdade, ela raramente tem mais de um metro de profundidade. E o interessante é que a areia movediça pode aparecer em quase todo os lugares, desde que as condições certas estejam presentes:
- Nas margens dos rios, nas praias, nas margens dos lagos, perto de fontes subterrâneas e nos pântanos.
A areia movediça não é mais do que areia normal tão saturada com água que o atrito entre as partículas de areia se reduz, resultando numa mistura mole de água e areia incapaz de aguentar qualquer peso.
Por isso, se pisares areia movediça, ela não vai engolir-te (mas os teus movimentos, realmente, vão fazer que te afundes mais). O segredo é não entrar em pânico.
A maioria das pessoas que se afundam na areia movediça ou em qualquer outro tipo de líquido é formada por aquelas que entram em pânico e começam a debaterem-se.
Seria possível afogarmo-nos na areia movediça se caísses de cabeça e não conseguisses voltares-te e colocares a cabeça acima da superfície, mas é raro a areia movediça ser tão funda como isso. O mais provável é que, se caires, flutues de volta à superfície. No entanto, a relação da areia para a água pode variar e fazer que em alguns poços de areia movediça seja mais fácil flutuar do que noutros outros.
No entanto , não te esqueças: o segredo é não fazeres muitos movimentos e não entrares em pânico.


David - 6º Ano