quarta-feira, 30 de janeiro de 2008

Sistema Respiratório de um peixe





A turma do 6º ano realizou uma actividade experimental sobre o sistema respiratório de um peixe. Como se pode observar através das imagens acima referidas. Os alunos começaram por observar a constituição do sistema respiratório, em seguida retirou-se as brânquias do peixe e posteriormente, estas foram observadas com o auxílio de uma lupa.

- Qual a constituição do sistema respiratório de um peixe?

- Em que consiste a hematose branquial?









segunda-feira, 28 de janeiro de 2008

experiencia dos bichos-da-conta.


Para fazer esta esperiencia necessita de:

uma caixa de sapatos.

algodão mulhado

bichos-da-conta


Na caixa de sapatos mete numa ponta o algodão mulhado.

Na outra meta os bichos.


será que os bichos vão para o algodão ou não?


(para responder mande um comentario a dizer a resposta.)

domingo, 27 de janeiro de 2008

porque é que alguns animais vêem à noite?


Alguns animais vêem à noite, porque são animais noctívagos - aqueles que vivem principalmente de noite - têm olhos com a capacidade para se adaptarem ao escuro. Tem tudo a ver com as sua pupilas (a parte mais escura no meio do olho). Quando está escuro, a pupila dos animais que vêem bem no escuro, como o gato, "abre-se" muito mais para poderem ver melhor. Já durante o dia, com muita luz, a pupila do gato fica tão fininha que parece um risco.

A Borboleta

A borboleta é um ser vivo único e espectacular. O seu curto período de vida (pode apenas durar um dia) é repleto de beleza e harmonia e tem como finalidade a reprodução. Que é afinal o objectivo de todos os seres vivos, ou seja, deixar descendência e prolongar a sua existência.

A borboleta passa por várias transformações que se designam por metamorfoses completas. Estas fases são: ovo - lagarta - crisálida - borboleta.

Observem este curto filme que evidencia a beleza e delicadeza deste animal a deliciar-se com o néctar de uma flor.


quarta-feira, 23 de janeiro de 2008

Humidade e Luz

A humidade influencia a distribuição e a actividade dos animais. No deserto ou em climas secos, os animais reduzem as suas perdas de água através de uma impermealização do revestimento(escamas, carapaças , etc.) e pela diminuição da urina.

Adivinha


Sabem porque é que os cangurus têm bolsa?
Resposta: arap meri à edadisrevinu.

terça-feira, 15 de janeiro de 2008

Os Pandas


Os pandas são animais que estão em vias de extinção, devido a vários factores como:
- Destruição dos seus habitats;
- Possuirem uma dieta muito restrita, ou seja, alimentam-se apenas de rebentos de bambu;
- O acasalamento é muito difícil devido ao curto espaço de tempo que a fêmea está no período fértil.
Esperamos que o seu futuro seja mais promissor, através da sensibilização e criação de condições necessárias, para que estes animais se possam continuar a reproduzir, perpetuando a sua espécie.

sábado, 5 de janeiro de 2008

Neste Período que acabou de iniciar, estamos todos muito entusiasmados e motivados para trabalhar!
As novas tecnologias são uma mais valia para o ensino/aprendizagem, pois porporciona-nos momentos enriquecedores, através da implementação das TIC no quotidiano da nossa escola.
Os quadros interactivos já em funcionamento, geram uma melhoria dos recursos , existindo uma maior divulgação dos trabalhos realizados, tornando a nossa Academia num espaço de produção de saber transdisciplinar.

sexta-feira, 4 de janeiro de 2008


Hoje realizámos uma actividade experimental: "Observação do sistema respiratório de um mamífero".
Alguns alunos não gostaram muito do aspecto deste sistema e também referiram que tinha um odor muito forte. No entanto, gostaram de tocar nos pulmões e sentir a sua textura esponjosa, também tiveram oportunidade de sentir os aneis incompletos da traqueia. Posterirormente fizemos um corte num pulmão para ver a sua constituição.

quarta-feira, 2 de janeiro de 2008


A partir de uma visita de estudo com o objectivo de sensibilizar os alunos para a preservação das espécies, os alunos do 5º ano de escolaridade realizaram um conjunto de trabalhos em Powerpoint com o tema: Diversidade de animais do "Monte Selvagem". Cada aluno escolheu um animal, fazendo uma caracterização deste, aplicando os conhecimentos adquidos nas aulas de Ciências da natureza e pesquisando em vários sites da net.
A turma do 6º ano realizou um projecto interdisciplinar. Os alunos formaram grupos de trabalho, a partir de uma Webquest proposta no âmbito da disciplina de Ciências - "Diversidade de animais", na qual representariam vários papéis: Os Historiadores; os Professores; Os Ecologistas; Os Matemáticos; Os Ambientalistas e os Zoólogos. Cada grupo tinha como função responder a uma pergunta relacionada com o papel que desempenhava, tendo sempre em conta a problemática da extinção dos animais. Os trabalhos foram produzidos em Powerpoint.